quinta-feira , 20 julho 2017

Home » Saúde » Governo de Goiás abrirá dez novos leitos de UTI neonatal em Goiânia

Governo de Goiás abrirá dez novos leitos de UTI neonatal em Goiânia

março 22, 2017 7:50 pm by: Category: Saúde Leave a comment A+ / A-

O secretário de saúde, Leonardo Vilela, anunciou ontem, dia 21, ações  que serão adotadas diante do fechamento de serviços de neonatologia e pediatria na rede de saúde de Goiânia que tem provocado dificuldades para atender a demanda por esse perfil de atendimento e superlotado unidades como o Hospital Materno Infantil.

A primeira será a ativação de mais 10 leitos de UTI Neonatal no Hospital Vila Nova. Eles serão utilizados como retaguarda e têm a abertura prevista em 60 dias. Nos últimos anos, a SES-GO já instalou 10 leitos no Hospital Vila Nova, para usar essa unidade e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes como retaguarda.

Na tentativa de propor alternativas para o problema e pactuar soluções que fortaleçam a rede de assistência a gestantes e bebês, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Saúde Municipal (SMS) e do Ministério Público de Goiás se reuniram nesta terça-feira, dia 21.

Reabertura de Leitos
Conforme dados da SES-GO, em 2015, cinco unidades que prestavam serviços na área de ginecologia e obstetrícia eram conveniadas ao SUS. Destas, três se descredenciaram. O fechamento de 24 leitos da Maternidade Dona Iris agravou o problema e culminou com a superlotação do HMI de forma acentuada. A desativação desses leitos foi uma das grandes discussões do encontro. Ficou definido que a SMS de Goiânia vai buscar caminhos, tanto financeiros como administrativos, para reabrir esses leitos nos próximos dias.

Uma novidade no encontro foi o anúncio, por parte da Secretaria de Goiânia, do compartilhamento de dados da regulação com o Estado. Com isso, o Complexo Regulador Estadual irá visualizar todos os fluxos dos pacientes, dando o apoio para melhorar o sistema. “A regulação de pacientes se tornou um grande entrave. Sabemos que, atualmente, 60% dos pacientes do HMI têm perfil de atendimento que deveria ser direcionado aos Cais e postos de saúde, não sendo classificação de risco. Essa clientela concorre com os pacientes do perfil do hospital que são aqueles com quadros mais complexos”, ressalta Leonardo Vilela.

A secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, também informou que está próximo um acordo para ativar 13 leitos de UTI pediátrica e neonatal na rede conveniada, o que ajudaria a desafogar a regulação.

No encontro também foi oficializada a criação do Comitê de Gerenciamento das Ações para Redução da Mortalidade Infantil e Materna, que tem o objetivo de identificar oportunidades para ampliar a rede de obstetrícia e neonatal.

Em 45 dias haverá um relatório analítico propondo outras soluções. Já está em estudo pela SES a possibilidade de adotar um co-financiamento diferenciado para os leitos de UTI neonatal. Como medida a longo prazo, houve ainda a sinalização por parte da SES de priorizar a licitação da reforma do HMI. Já existe orçamento de cerca de R$ 1,2 milhão para a modernização e readequação do Hospital.

Mais informações: (62) 3201-3816/3811/3784

Fonte: goiasagora.go.gov.br

Governo de Goiás abrirá dez novos leitos de UTI neonatal em Goiânia Reviewed by on . O secretário de saúde, Leonardo Vilela, anunciou ontem, dia 21, ações  que serão adotadas diante do fechamento de serviços de neonatologia e pediatria na rede d O secretário de saúde, Leonardo Vilela, anunciou ontem, dia 21, ações  que serão adotadas diante do fechamento de serviços de neonatologia e pediatria na rede d Rating: 0

Leave a Comment

scroll to top