segunda-feira , 29 maio 2017

Home » Sem categoria » Temer diz que Brasil está pronto para dar ajuda humanitária à Venezuela

Temer diz que Brasil está pronto para dar ajuda humanitária à Venezuela

maio 11, 2017 8:48 pm by: Category: Sem categoria Leave a comment A+ / A-

Lilian Tintori, mulher do opositor venezuelano Leopoldo López, fala com o presidente Michel Temer, ao lado de Antonieta Mendoza López, nesta quinta-feira (11) no Palácio do Planalto (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Presidente se reuniu com Lilian Tintori e Antonieta López, mulher e mãe do opositor venezuelano Leopoldo López.

O presidente Michel Temer expressou nesta quinta-feira (11) por meio de um comunicado a preocupação do Brasil com a situação na Venezuela e disse que o país está pronto para prestar ajuda humanitária ao país vizinho, que enfrenta uma crise econômica, que inclui falta de alimentos e remédios.

Neste mês, a prefeitura de Manaus decretou situação de emergencial social devido ao intenso processo de imigração dos indígenas da etnia Warao da Venezuela para capital amazonense.

Temer emitiu a nota após se reunir com Antonieta López e Lilian Tintori, mãe e esposa de Leopoldo López, líder de oposição na Venezuela preso desde 2014.

O presidente diz que o Brasil está “ao lado do povo venezuelano” e apoia a democracia e os direitos humanos no país vizinho. Afirma também que é “fundamental pôr fim a prisões políticas, garantir as liberdades individuais, respeitar a independência dos Poderes, e definir e cumprir calendário eleitoral”.

Na Venezuela, estão pendentes as eleições de governadores, que deveriam ter sido realizadas em 2016, de prefeitos de 2017 e presidenciais de 2018.

Segundo a nota, o presidente tratou da situação na Venezuela nesta quinta com o presidente argentino Mauricio Macri, antes de receber Antonieta e Lilian Tintori. “O Presidente Temer desejou que o líder venezuelano Leopoldo López logo esteja no convívio de sua família, em clima de harmonia e liberdade na Venezuela”, conclui a nota.

Antes de se reunir com Temer, Lilian e Antonieta estiveram com os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Cássio Cunha Lima (PSDB-MG) e Ronaldo Caiado (DEM-GO) no Senado. No encontro, Lilian pediu apoio dos parlamentares brasileiros na busca para uma saída para a crise no país caribenho.

Pelo Twitter, Lilian disse que os senadores se solidarizaram com a situação dos venezuelanos: “O poder legislativo do Brasil é solidário com as famílias que não têm comida nem medicamentos pela crise humanitário que vivemos”.

El Poder Legislativo de Brasil es solidario con las familias que no tienen comida ni medicinas por la crisis humanitaria que vivimos.

Temer diz que Brasil está pronto para dar ajuda humanitária à Venezuela Reviewed by on . [caption id="attachment_13106" align="aligncenter" width="300"] Lilian Tintori, mulher do opositor venezuelano Leopoldo López, fala com o presidente Michel Teme [caption id="attachment_13106" align="aligncenter" width="300"] Lilian Tintori, mulher do opositor venezuelano Leopoldo López, fala com o presidente Michel Teme Rating: 0

Leave a Comment

scroll to top