quinta-feira , 20 julho 2017

Home » Sem categoria » Presidente do BC diz que reforma da Previdência é fundamental para conter inflação

Presidente do BC diz que reforma da Previdência é fundamental para conter inflação

maio 12, 2017 9:31 pm by: Category: Sem categoria Leave a comment A+ / A-

Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central (Foto: GloboNews reprodução)

Ilan Goldfajn comemorou inflação abaixo da meta e defendeu as reformas do governo Temer, como a PEC do teto, previdência e trabalhista.

presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, destacou os avanços na condução da política monetária obtidos no último ano e defendeu as reformas propostas pelo atual governo como o melhor caminho para que o país volte a crescer e manter a inflação sob controle. As afirmações foram feitas em palestra que encerrou o 19º Seminário Anual de Metas de Inflação, evento realizado pelo Banco Central no Rio de Janeiro.

Segundo ele, todas as projeções de mercado e do governo mostram que as atuais políticas econômica e monetária apontam para a retomada do crescimento econômico, como o avanço nos preços de vários ativos no mercado internacional.

Goldfajn lembrou que o regime de metas de inflação, muito criticado após a crise econômica de 2008, prevaleceu e segue mostrando sua utilidade. Nos últimos doze meses, segundo ele, o maior desafio foi reverter o cenário de inflação alta e resistente em meio à recessão.

“Durante a crise de 2008, vimos respostas não convencionais serem adotadas por vários países. Aqui no Brasil tivemos o represamemto de preços administrados pelo governo, que se mostrou ruinoso para a economia, mantendo a inflação em alta, chegando a quase 11% ao ano. O que fizemos foi priorizar a ancoragem da expectativa de inflação e mostrar isso claramente, por meio de uma comunicação simples, direta e concisa sobre a tomada de decisões, que favorecem a queda dos juros no futuro”, afirmou.

O presidente do BC disse também que o conjunto de reformas encaminhado pelo atual governo, que inclui a aprovação da PEC do teto de gastos e a reforma da Previdência, é fundamental para que a inflação seja contida. Goldfajn ressaltou que, além da taxa Selic, os juros reais também estão em queda no país.

“Temos ainda um conjunto de reformas microeconômica que ajudam na melhora das expectativas, como a busca de maior eficiência e competitividade do setor financeiro, que ajuda a reduzir o custo do crédito, e a redução dos subsídios cruzados. A combinação de todas essas medidas de política econômica e monetária é o melhor caminho para a retomada do crescimento econômico e da geração de emprego e renda”, finalizou.

Inflação em queda

A inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), avançou apenas 0,14% em abril, a menor taxa para o mês desde o início do Plano Real. Nos últimos 12 meses, o índice ficou em 4,08%, na menor taxa desde julho de 2007, quando estava em 3,74%. Com isso, a inflação ficou abaixo da meta definida pelo Banco Central para o ano, de 4,5%.

Presidente do BC diz que reforma da Previdência é fundamental para conter inflação Reviewed by on . [caption id="attachment_13126" align="aligncenter" width="300"] Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central (Foto: GloboNews reprodução)[/caption] Ilan Goldfajn [caption id="attachment_13126" align="aligncenter" width="300"] Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central (Foto: GloboNews reprodução)[/caption] Ilan Goldfajn Rating: 0

Leave a Comment

scroll to top