quinta-feira , 17 agosto 2017

Home » Saúde » Saúde conscientiza população sobre prevenção às Hepatites Virais nesta sexta, 28

Saúde conscientiza população sobre prevenção às Hepatites Virais nesta sexta, 28

julho 26, 2017 3:59 pm by: Category: Saúde Leave a comment A+ / A-

A população aparecidense terá a oportunidade de receber orientações sobre prevenção às hepatites virais e realizar testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), nesta sexta-feira (28). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio Programa de IST/Aids e Hepatites Virais, realizará a Campanha de Prevenção às Hepatites Virais no Buriti Shopping, das 10h às 16h30.

Quem passar pelo local poderá fazer o Teste rápido para Hepatites B e C, Sífilis e HIV, além de receber aconselhamento e orientações de prevenção das ISTs no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA itinerante). A Campanha também prevê entrega de materiais educativos, preservativos e vacinação contra Hepatite B, que serão encaminhados para as Unidades de Saúde e Equipes de Saúde da Família para a realização de ações específicas com a comunidade local.

“O incentivo ao uso do preservativo, o cuidado no compartilhamento de materiais perfuro cortantes e o diagnóstico e tratamento precoces são estratégias que influenciam diretamente na redução de mortalidade pelas Hepatites Virais. Além disso, a vacinação contra a Hepatite B é de grande importância. A vacina é ofertada nas unidades de saúde para toda a população”, ressalta Ana Paula Vieira, responsável pelo Programa de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais no município.

Ainda segundo Ana Paula Vieira, a estratégia utilizada na campanha, e que deverá se estender por todo ano, será a “Prevenção Combinada”. O objetivo é associar o estímulo aos métodos de prevenção ao diagnóstico e tratamento precoces. “É de grande importância que a população saiba das formas de prevenção das Hepatites Virais, mas também participem da campanha, procurando o Centro de Testagem e Aconselhamento para realizarem exames não só das Hepatites B e C, mas também de HIV e Sífilis, com o objetivo de diagnosticar e tratar precocemente essas doenças”, pontuou.

Em 2016, Aparecida registrou 185 casos notificados de Hepatites B e C. Em 2017, foram 98 até agora. Foram realizados ainda no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também este ano 762 testes de Hepatite B e 627 testes de Hepatite C. Estão em tratamento no Ambulatório de IST/Aids e Hepatites Virais, que fica na Vigilância Epidemiológica da SMS, 227 Pacientes com Hepatite B e 232 Pacientes com Hepatite C.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Campanha de Prevenção às Hepatites Virais

Data: 28 de julho de 2017 (sexta-feira)

Horário: 10h às 16h30

Local: Buriti Shopping, Avenida Rio Verde, Vila São Tomaz – Aparecida de Goiânia

Fonte: Elzenúbia Moreira


Saúde conscientiza população sobre prevenção às Hepatites Virais nesta sexta, 28 Reviewed by on . A população aparecidense terá a oportunidade de receber orientações sobre prevenção às hepatites virais e realizar testes rápidos de Infecções Sexualmente Trans A população aparecidense terá a oportunidade de receber orientações sobre prevenção às hepatites virais e realizar testes rápidos de Infecções Sexualmente Trans Rating: 0

Leave a Comment

scroll to top